Na nossa última atividade antes das férias de Natal os nossos amigos, organizados em pares intergeracionais, foram convidados a partilhar os próprios gostos e
preferências relativamente ao consumo mediático: rádio, televisão, jornais, livros,
computador, etc. Esta ocasião de partilha favoreceu um clima
relaxado e descontraído, permitiu descobertas interessantes sobre os hábitos e o consumos culturais de idosos e crianças
e facilitou o conhecimento mútuo.
Numa segunda fase, as crianças
transformaram-e me professores e mostraram aos idosos as potencialidades de um computador, principalmente no
que se refere à possibilidade de agregar vários media habilitando a um consumo
mediático convergente. Os
idosos mostraram-se muito receptivos e abertos à novas descobertas reconhecendo o papel que o computador poderia vir a ter nas próprias vidas, não obstante obstáculos como, em alguns casos, limitações cognitivas e motoras. Dinâmicas naturais e não programadas foram-se desencadeando e os
jovens professores, motivados pelo novo papel, tiveram a oportunidade de
explicar o funcionamento dos computadores e conversar sobre os software mais interessantes e potencialmente úteis para a
população idosa, e não só...
Sem comentários:
Enviar um comentário